“Vamos continuar com este programa, lançando a ideia de que vale a pena espalhar a palavra de Sebastião da Gama, porque a relação do homem com a natureza está bem expressa ali. O amor também, que é fundamental. Tudo o que pudermos fazer para divulgar estas mensagens e esta vivência de Sebastião é sempre muito positivo, na defesa de nós próprios enquanto sociedade e enquanto humanidade”, disse o autarca.
André Martins proferiu a afirmação junto da estátua do “Poeta da Arrábida”, no rossio de Vila Nogueira Azeitão, numa cerimónia realizada no dia em que Sebastião da Gama completaria 99 anos, com a deposição de coroas de flores e o anúncio das iniciativas já agendadas para assinalar o centenário.
Na evocação, em que também compareceram o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, e o presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Lourenço de Morais, elementos da Casa da Poesia de Setúbal leram quatro poemas do autor azeitonense – “Alegria”, “Sinal”, “Versos para eu dizer de joelhos” e “O Sonho”.
“Há um programa vasto, que ainda não está fechado. Pretendemos levar o que nos deixou Sebastião da Gama no que foi a sua vida muito ligada a um património natural, à sua imponência, a toda a sua diversidade, no fundo da vida, porque neste território da Arrábida, como nós hoje dizemos, há sempre vida e ela vai evoluindo e vai-se transformando”, afirmou André Martins.
O presidente da Câmara considerou que o legado do poeta, que fala constantemente “da Serra e de tudo aquilo que a Serra tem e promove”, permite “continuar a refletir sobre a relação do homem com a natureza”, em particular com a Serra da Arrábida. “O nosso futuro depende muito disso.”
O programa das comemorações do centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama, da responsabilidade das duas autarquias e da associação cultural, teve início em 28 de fevereiro e prolonga-se até 10 de abril de 2024, começando e terminando nos dias em que os dois membros do casal completariam 100 anos.
A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, notou que “Sebastião da Gama faz 99 anos, mas a sua obra será eterna” e sublinhou que Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Associação Cultural Sebastião da Gama estão a organizar um conjunto de iniciativas para, ao longo do ano, celebrar “dois seres que garantem uma obra poética de um valor inestimável”.
Sónia Paulo, que recordou o facto de Sebastião da Gama ser o tema da Grande Marcha de Setúbal e da Feira de Sant’Iago deste ano, agradeceu ao poeta, “que tão novo conseguiu deixar um património tão grande e valioso”, e à sua mulher, Joana Luísa, “por toda a dedicação que teve para que hoje ele continue a ser celebrado”.
O presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Lourenço de Morais, assinalou que o principal objetivo das comemorações é “perpetuar uma mensagem que vai além da palavra”, que o poeta utilizava “como um meio”, porque “queria chamar a atenção” para determinados temas.
Adiantou que vai ser pintado um mural em cada uma das cinco freguesias do concelho de Setúbal, para “perpetuar uma frase de Sebastião da Gama numa parede”, e que o programa conta com um ciclo de conferências, espetáculos públicos, arte urbana e um conjunto variado de atividades, “graças à colaboração” entre as duas autarquias e a associação cultural.
Entre as iniciativas já agendadas conta-se o Ciclo de Conferências “Ler Sebastião da Gama”, que, segundo Lourenço de Morais, pretende colmatar a falha de não existir “uma leitura crítica” de Sebastião da Gama. “Com estas conferências procuramos vir suprir essa necessidade e, se tudo correr bem, virmos a publicar parte dessas intervenções”.
A primeira conferência é com Alberto Manguel, em 5 de maio, no Forte de Albarquel, às 18h00, seguindo-se outra com Frei Hermínio, em 27 de maio, em local a confirmar, às 16h00.
As quatro restantes conferências agendadas, com início às 18h30, são de José Gardeazabal, em 9 de junho, no Convento de Jesus, de Filipa Leal, em 23 de junho, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, de Afonso Reis Cabral, em 7 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e de Viriato Soromenho-Marques, em 26 de janeiro de 2024, no Salão Nobre da Casa da Cultura.
No âmbito da promoção da criação literária, em 10 de abril de 2024, dia do centenário do poeta e pedagogo, é entregue o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama.
O teatro e a performance também estão presentes no programa, com os espetáculos “Terças com Sebastião”, no Fórum Municipal Luísa Todi, e “Serra-Mãe”, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, ambos em data a anunciar.
Em outubro deste ano, a Biblioteca de Azeitão acolhe a exposição “O Poeta e a Arrábida Concurso. Evocando Sebastião da Gama – Festa da Ilustração”, enquanto entre 6 de abril e 15 de maio de 2024 a Casa Bocage vai ter patente ao público outra intitulada “Sebastião da Gama: os lugares da memória nas fotografias de Américo Ribeiro”.
O programa das comemorações conta ainda com a estreia do filme “Itinerário – O meu caminho até Sebastião da Gama”, de Alberto Pereira, em 14 de abril deste ano no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 21h30, dois percursos pedestres “Pelos Trilhos de Sebastião da Gama”, um em 14 de maio com início no Convento da Arrábida e final no Portinho da Arrábida e outro em 20 de maio em Azeitão.
Em junho, em parceria com a Casa da Poesia de Setúbal, têm lugar sessões de poesia nas ruas de Vila Nogueira de Azeitão e da cidade de Setúbal, intituladas “Sebastião Fora da Casa”, enquanto em setembro, nas instalações da Junta de Freguesia de Azeitão, é apresentado um livro infantil sobre Sebastião da Gama escrito por Idalina Veríssimo.