Cerca de duas dezenas de embarcações são esperadas na oitava edição da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos 2022, que se realiza na manhã de 11 de setembro no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.
A frota de embarcações construídas no momento com materiais recicláveis, movidas a remos e pagaias ou através de velas improvisadas, enfrenta o desafio de se manter à tona do rio Sado e cumprir um percurso de ida e volta em frente ao Parque Urbano de Albarquel, com uma extensão total de cerca de 300 metros, numa regata organizada pela Academia de Rugby Club de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal.
Com o recorde de participação situado nas 18 banheiras e insólitos, a organização limitou as inscrições a um máximo de 20 embarcações, com até três tripulantes cada, porque pretende não ter mais de 60 pessoas na água, por razões de segurança da prova.
Pacotes de leite e garrafas são alguns dos recursos que têm sido empregues na construção das embarcações, numa prova que defende a sustentabilidade e promove a utilização de materiais recicláveis, colocando, por isso, contentores no local para depósito dos mesmos após a respetiva desmontagem.
A concentração no Parque Urbano de Albarquel está marcada para as 08h00, meia hora antes de as equipas começarem a construir as embarcações, as quais têm de estar na água às 11h00 para a regata se iniciar às 11h30.
As inscrições, com o preço de cinco euros por embarcação, devem ser feitas pelos e-mails academia.rugby.setubal@gmail.com e eventos.desporto@mun-setubal.pt, os quais também servem para obter informações.