Concertos, exposições, atividades literárias e desportivas, teatro e cinema são alguns dos destaques das Comemorações dos 49 anos do 25 de Abril em Setúbal, que contam com mais de meia centena de iniciativas de entrada livre em todo o concelho.
Concertos, exposições, atividades literárias e desportivas, teatro e cinema são alguns dos destaques das Comemorações dos 49 anos do 25 de Abril em Setúbal, que contam com mais de meia centena de iniciativas de entrada livre em todo o concelho.
Xutos & Pontapés, a 24 de abril, às 22h00, no Largo José Afonso, Dino D’Santiago, dia 25, às 21h00, no Mercado Mensal de Azeitão, ambos seguidos de fogo de artifício, e Mundo Segundo e Sam The Kid, a 30, às 21h00, na Herdade da Mourisca, são concertos comemorativos agendados.
O programa, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com as juntas de freguesia e o movimento associativo, integra o projeto especial “Venham Mais Vinte e Cincos”, que assinala os 50 anos do 25 de Abril até 2025 com um conjunto de eventos que permitam perpetuar os valores conquistados com a Liberdade e a Democracia.
No dia 25 de abril, a programação tem início às 09h00, nos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, às 09h30, a deposição de flores no Monumento à Resistência Antifascista, na Avenida Luísa Todi, e, às 10h00, a sessão solene da Assembleia Municipal de Setúbal, no Fórum Luísa Todi.
A partir das 11h30, a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense atua na Praça de Bocage e, à tarde, às 15h30, está em cena, na Casa da Cultura, a peça de teatro “Estórias com Asas – Era uma vez um país a preto e branco: Estórias de Abril”.
Outro dos momentos altos das comemorações realiza-se também no dia 25 com a inauguração, às 15h00, no Rossio de Vila Nogueira de Azeitão, de uma escultura de homenagem a Zeca Afonso, com apontamento musical de cante alentejano e declamação de poesia “Poemas de Abril”, com o Grupo de Teatro Perpétua Azeitonense – Os Perpétuos.
A música é um dos destaques do programa comemorativo dos 49 anos da Revolução dos Cravos, com concertos para diferentes gerações, a decorrer em vários locais do concelho ao longo de abril.
A quinta edição do concerto “Grito da Liberdade”, com a participação de mulheres que reinterpretam temas ligados à Revolução dos Cravos, realiza-se no dia 20, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Exposições de artes plásticas, atividades literárias e desportivas, teatro e cinema também fazem parte das festividades da Revolução dos Cravos.
O programa completo do programa comemorativo dos 49 anos do 25 de Abril pode ser consultado na página.