Rota do Pitéu – Petiscos sadinos em rota gastronómica

Rota do Pitéu

Rota do Pitéu: pitéus de influência tradicional sadina estão em destaque, entre os dias 12 e 31 de agosto, num evento gastronómico que conta com a participação de vários estabelecimentos de restauração do concelho de Setúbal especializados em petiscos.


A segunda edição da Rota do Pitéu, evento gastronómico com o envolvimento de 28 estabelecimentos de restauração de Setúbal e Azeitão, recupera iguarias tradicionais da região com a apresentação diária de um petisco em cada um dos espaços aderentes.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, que visa a promoção do setor da restauração e dos produtos regionais, é caracterizado pela diversidade da oferta, que vai da degustação de petiscos tradicionais à apresentação de propostas inovadoras, com os pitéus a terem o valor fixo de 3,5 euros durante o evento.

O choco frito é um dos destaques nesta rota gastronómica, com uma grande diversidade de sugestões nas ementas dos restaurantes aderentes.

Croquetes de choco, choco frito em bolo do caco, taco de choco frito, pataniscas, rissóis e empadas, sandes de choco frito ou, simplesmente, choco frito com vinagrete ou limão são algumas das iguarias a degustar num evento que propõe uma viagem por tascas, tabernas e petisqueiras em vários locais típicos do concelho.

Na Fonte Nova, no Arrábid’In! Mar, a opção passa por um prego de carne de vaca, em bolo do caco, com molho de mostarda e mel, queijo, fiambre e ovo estrelado.

Um dos mais antigos espaços de restauração de Setúbal, a Taberna do Fernando dos Jornais, propõe pastéis de bacalhau caseiros e o Café Restaurante Arco Íris destaca as tradicionais moelas.

Como alternativa vegetariana, a Mafaria ao Largo sugere chili vegetariano, que inclui tostas de pão alentejano.

Noutro bairro típico da cidade, no Troino, a Tasca do Galo dá a provar lombinho no pão, com queijo de Azeitão e o novo espaço do Bardo Taberna Medieval destaca as perninhas de frango na ementa.

Com vista para o Convento de Jesus, o @Arrobacheckin dá as boas-vindas aos clientes com a bruschetta de Azeitão, confecionada com queijo de Azeitão, e o Blue Coast Eats, na Avenida 5 de Outubro, apresenta o choco frito à casa, com um toque de vinagrete.

No centro histórico da cidade de Setúbal, na Praça de Bocage, o Moscatel de Setúbal Experience sugere bifana com molho de Moscatel.

No Largo da Ribeira Velha, o Machadas propõe mini espetadas de camarão, o Lateiro apresenta uma bruschetta de mexilhão à Lateiro e a Taberna do Largo destaca os cachacinhos da Taberna. Já no Sem Horas, no Largo da Misericórdia, a sugestão é a sandes de choco frito.

A viagem prossegue pelos restaurantes da Avenida Luisa Todi com a Tasca do Choco a destacar o pitéu de choco, composto por paté, patanisca e empada de choco, tostas e molho de choco.

No Botânica Tapas e Petiscos o taco de choco frito é rei e na 490 Taberna STB há croquetes de choco para degustar. Na Petisqueira do Manel a sugestão também inclui esta tradicional iguaria sadina, apresentada em bolo do caco.

Já o Porta 165 apresenta cuscuz com camarão, laranja e moscatel e a Cervejaria Ramila Sports by Taska, no estádio do Vitória Futebol Clube, propõe a degustação de três ostras de Setúbal ao natural.

O choco frito é rei na Flórida Cervejaria e, no Molly’s, o menu disponibiliza croquetes de morcela e bolinhas de farinheira. O Skál Artesanal também aderiu à Rota do Pitéu para dar a provar o bifanão, um petisco com carne em molho de cerveja, queijo, ovo, bacon e batatas artesanais.

A passagem pela Leitaria do Montalvão, com a degustação do torricado de sardinha com laranja e Arrabidine, é outra sugestão do certame, que tem ainda à prova os ovos rotos à setubalense da Tas’ka Moka.

A experiência gastronómica passa, também, pelo pimento recheado com sapateira, na Marisqueira Pinga Amor, e pelo trio de sandes de entremeada, bifana e courato proposto pelo Café Primavera.

Em Azeitão, os petiscos incluem a salada de polvo, da Petisqueira Brandão, e os Caracóis, da Casa Janica.

X