Cavala dá gosto a semana gastronómica

Cavala
Uma degustação comentada pela chef Cristina Sá Marques, no dia 1 de outubro, na Casa da Baía, no âmbito das comemorações locais do Dia Mundial do Turismo, abriu a Semana da Cavala, evento gastronómico a decorrer até dia 10.

Blini com creme de ovas de cavala, tártaro de cavala com maçã riscadinha, cavala com laranja e moscatel de Setúbal, vol-au-vent vitoriano de cavala e camarão e cavala fumada foram as iguarias servidas na sessão “Cavala e Turismo: Sabe Como É!”.

Os petiscos foram acompanhados de vinhos da Adega Camolas, apresentados por José Marques que deu também algumas dicas sobre as harmonizações possíveis com três referências vínicas produzidas pela empresa sedeada no concelho de Palmela, incluindo o Moscatel de Setúbal.

A iniciativa marcou o arranque de um evento gastronómico a decorrer, até dia 10, em 33 restaurantes do concelho que acrescentam à ementa diária pratos diversos à base de cavala, do tradicional peixe assado no carvão às receitas inovadoras.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com apoios da Docapesca e do Turismo de Portugal, inclui uma visita guiada “A Cavala nas Conservas”, no sábado, às 10h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, que aborda a importância deste peixe na indústria conserveira e na economia local.

No domingo, dia 10, às 18h00, há nova degustação comentada, na Casa da Baía, conduzida pelo chef Mauro Loureiro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que estará acompanhado de dois alunos.

A sessão, organizada com o patrocínio da Docapesca, é igualmente de participação gratuita e lotação limitada, com inscrições no endereço gape@mun-setubal.pt.

As semanas gastronómicas realizadas ao longo do ano no âmbito da marca municipal “Setúbal Terra de Peixe” destinam-se a promover os produtos regionais, aliando o turismo à gastronomia, e a dinamizar a economia e a restauração locais.

Nesta Semana participam os restaurantes 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Bombordo, Cais 56, Calhabem, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Novo 10 e Novo Capote.

Os restantes aderentes são O Alface, O Convés, O Douradinho, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Rebarca, O Migas, O Sonho, Xtoria, Restinguinha, Solar do Marquês, Taberna do Largo, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish.

FONTE: Site do Município de Setúbal

X