Equipamento instalado na casa onde viveu Joana Luísa da Gama, antiga mulher do poeta, falecida em 2014, que doou o imóvel, em testamento, à Associação Cultural Sebastião da Gama.
A casa-memória, localizada no número 105 da Rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira de Azeitão, tem, no piso inferior, uma linha cronológica com datas e informações importantes sobre Sebastião da Gama e Joana Luísa, além de fotografias.
Há ainda uma exposição com diversos artigos e objetos pessoais pertencentes ao poeta, como uma pasta em cabedal, uma caneta, ou uma lapiseira, além de fitas académicas pela conclusão da licenciatura em Filologia Românica na Faculdade de Letras de Lisboa, com dedicatórias e assinaturas de diversos colegas, como David Mourão-Ferreira, Luís Amaro e Andrée Crabbé Rocha.
A gravata mais utilizada por Sebastião da Gama, uma agenda e lista de contactos de bolso e diplomas honoríficos entregues pela Câmara Municipal de Setúbal ao poeta e a Joana Luísa também podem ser apreciados pelo público nesta mostra, que, regularmente, substitui os artigos expostos.
No Centro de Documentação, localizado no primeiro piso, há diversas obras literárias, entre elas a primeira versão, inédita, do poema “Pelo sonho é que vamos”, sendo que a maior parte dos artigos se encontra numa estante inglesa mandada fazer para o Consulado de Portugal em Liverpool por Manuel Fran Paxeco, doada, posteriormente, por Maria Rosa Pacheco Machado, neta do jornalista, escritor e professor setubalense, à Associação Cultural Sebastião da Gama.
A inauguração do espaço, a 10 de abril de 2021, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Horário
Terça a sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Encerra domingos, segundas e feriados
Preços
Gratuito
Contactos
Rua José Augusto Coelho, n.º 105
Vila Nogueira de Azeitão
Para informações e marcação de visitas devem ser utilizados os contactos
T.: 969 754 510
email.: casamemoriasgama@mun-setubal.pt ou acsgama@sapo.pt