Ponto turístico de passagem obrigatória, o Forte de São Filipe foi outrora um importante bastião defensivo e de controlo da cidade. Embora a data de início das obras não reúna unanimidade junto dos historiadores, a ordem de construção da fortaleza é apontada ao ano de 1582, altura em que D.Filipe II visitou Setúbal.
O Forte de São Filipe é o resultado das ordens do monarca espanhol Filipe II sobre a fortificação da linha de costa que protege Setúbal e a foz do rio Sado. Atribuída durante largos anos a Filipe Terzi, sabe-se atualmente que foi desenhada pelo Capitão Fratino em 1583, sendo composta de uma planta irregular poligonal, em estrela de seis pontas com seis baluartes, e em acentuado declive sobre o mar, sendo protegida pelo lado Norte por uma segunda linha amuralhada. De acordo com os trabalhos de Rafael Moreira, é um esquema que podemos testemunhar no castelo de Santelmo, em Nápoles (MOREIRA, 1986, p.149).
O Forte de São Filipe, mais frequentemente designado por forte ou fortaleza, desempenhou um papel tático de reforço da linha de defesa da costa portuguesa fustigada por piratas do norte da Europa e de África.
Das muralhas do forte vislumbra-se uma das vistas panorâmicas mais arrebatadoras da cidade e da baía.
Há, ainda, a destacar uma pequena capela joanina, de planta retangular. As paredes interiores e a abóbada estão completamente forradas de ricos azulejos, parte dos quais narram a vida de São Filipe. Na abóbada admira-se, em intensa composição barroca, o escudo real. Na capela-mor, muito discreta, com altar em talha dourada, destacam-se pequenos painéis de temática mariana, datados de 1736 e assinados pelo mestre Policarpo de Oliveira Bernardes. Visite e embarque na história deste lugar incrível!!
É ainda um local perfeito para uma bebida e dois dedos de conversa com vista para uma das mais belas baías do mundo.
De 3ª a 6ª | 10h -18h
Fins de semana e feriados | 10h - 19h