O festival, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado, assume-se como um encontro multicultural de promoção da interação de grupos de diferentes pontos do mundo, com o objetivo de inscrever o concelho na rota dos principais eventos folclóricos internacionais.
Além de dois grupos de folclore portugueses – Rancho Folclórico de Praias do Sado e Rancho Folclórico Regional e Cultural da Branca, de Coruche – participam na 1.ª edição do Folk-Setúbal três grupos internacionais – Rhythms International Folk Art Club, da Índia, Grupo Folklorico de México Mágico Teocalli, do México, e Art of Culture Society Stevan Strbac, da Sérvia.
Entre 18 e 22 de julho, os grupos atuam em várias freguesias do concelho sadino, estando previstas ainda deslocações das formações a Coruche, no dia 19, e a Almada, a 21.
O festival integra ainda a programação da 20.ª edição da Festanima, nas Escarpas de São Nicolau, em Setúbal, a 18 de julho, às 20h30, encerrando com um espetáculo dos três grupos estrangeiros na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a 22 de julho, às 21h00.
O ponto alto é a atuação dos cinco grupos no dia 15 de julho, às 21h30, no Auditório José Afonso, no âmbito da 46.º Festival Nacional – 4.º Internacional de Folclore de Praias do Sado, evento que integra, desde janeiro de 2024, o International Organization of Folk Art (IOV), organização de preservação do património cultural popular em todas as suas formas com a cooperação da UNESCO.
No primeiro dia, 18 de julho, o Folk-Setúbal abre com os artistas a desfilarem pelas ruas da Baixa, às 17h00, seguindo-se uma sessão de boas-vindas pela Câmara Municipal de Setúbal, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para dia 21 de julho, às 21h00, estão agendadas as participações das formações indiana, mexicana e sérvia no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão.
Organizado num clima de saberes, costumes e tradições, em respeito pelas características únicas de cada povo representado, o festival conta com as parcerias da União das Freguesias de Setúbal e das juntas de freguesia de São Sebastião, do Sado e de Azeitão, de Setúbal, e da Junta de Freguesia do Laranjeiro, de Almada.
Os apoios são da Federação do Folclore Português, da Fundação Inatel, do Exército Português, da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, da Adega Camolas, da Deiba, da Paint4U e do Murilhas.