As clássicas provas de vinhos e visitas às adegas são complementadas pelos sabores dos queijos e tortas de Azeitão e dos enchidos ou por visitas a monumentos, exposições de arte, atividades em contacto com a natureza e, nalguns casos, pela oferta de alojamento por parte dos produtores vinícolas do concelho de Setúbal.
O vinho pode ser apenas um argumento para toda uma experiência sensorial – do paladar ao olfato, da visão à audição e ao tato. Eis alguns exemplos.
Na Casa-Museu da José Maria da Fonseca, empresa fundada em 1834 em Azeitão, o visitante fica a conhecer a história da produtora e viaja pelas antigas adegas, onde estagiam os vinhos e repousam os mais antigos moscatéis de Setúbal, alguns dos quais centenários.
Ainda em Azeitão, a Bacalhôa Vinhos de Portugal propõe visitas ao Palácio da Bacalhôa, uma joia arquitetónica inserida numa quinta com cinco séculos que pertenceu à família real portuguesa, e à Bacalhôa Adega Museu, na qual se juntam história, vinho, natureza e arte.
Na Quinta de Catralvos também é possível provar vinhos, bem como os afamados queijos e tortas de Azeitão, podendo-se ainda visitar a adega e ficar a conhecer o processo de produção e a mais moderna tecnologia de trabalhar a vinha e o vinho.
Em pleno Parque Natural da Arrábida, a Quinta de Alcube possui um solar do século XV, a capela museu de São Macário, o Museu da Vinha e do Vinho e a Capela do Alto das Necessidades. Proporciona passeios, visita à adega, provas de vinhos acompanhados por queijos e enchidos e alojamento.
FONTE: Guia de Eventos - Rotas
CASA-MUSEU
Conhecer a história da empresa, visitar as adegas, provar vinhos e produtos regionais é o que oferece a Casa-Museu José Maria da Fonseca, que recebeu diversos prémios internacionais e também serve de local para eventos familiares e corporativos.
Localização: R. José Augusto Coelho 12a, 2925-538 Azeitão
Contacto: 212 198 940
BACALHÔA
No Palácio da Bacalhôa, encante-se com a arquitetura de um monumento nacional, azulejos, obras de arte, jardins e vinhas. Na Bacalhôa Adega Museu desfrute de história, vinho, natureza e exposições de arte. Ambos oferecem provas de vinhos e recebem eventos.
Localização: Estrada Nacional 10, 2925-901 São Simão
Contacto: 212 198 067
QUINTA DE ALCUBE
Passeios pela propriedade fazem parte da oferta da Quinta de Alcube, onde pode visitar duas capelas e um museu vinícola, acordar com um pequeno-almoço de sabores da região e provar vinhos acompanhados de queijos e enchidos.
Localização: R. do Alto das Necessidades S/N, 2925-055 Setúbal
Contacto: 212 191 566
CATRALVOS
Na Quinta de Catralvos, as provas de vinhos são acompanhadas dos famosos queijos e das deliciosas tortas de Azeitão. Também é possível visitar a adega, programar um evento, dormir na quinta ou desfrutar da piscina sobre as vinhas e com vista para a Serra da Arrábida.
Localização: EN 379 Quinta de Catralvos - 2925-708 Azeitão
Contacto: 212 197 610








