O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal recomenda à população a adoção de medidas preventivas devido ao agravamento da situação meteorológica prevista para os dias 19 e 20 de março, com precipitação forte, vento e agitação marítima.
De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o quadro meteorológico agrava-se a partir da tarde de dia 19 e durante a manhã de dia 20 devido à chegada da depressão “Martinho” a Portugal Continental, com precipitação, por vezes forte e persistente, podendo ser de granizo e acompanhada de trovoada, vento e agitação marítima.
Está previsto vento forte, de sul/sueste, com rajadas que podem ir até aos 90 quilómetros por hora e até aos 120 nas terras altas, verificando-se a existência de condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, sobretudo nas regiões Centro e Sul.
Está igualmente prevista agitação marítima forte, sobretudo a sul do Cabo Mondego, com a possibilidade de as ondas atingirem os 4 a 5 metros de altura.
Nota ainda, aquando das deslocações, para a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Tendo em conta este quadro meteorológico, a Proteção Civil adverte para a probabilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, e de inundações por transbordo de linhas de água, tendo em conta a previsão da subida dos caudais das bacias do Tejo, do Sado e do Guadiana, bem como das bacias urbanas e ribeiras do Oeste e ribeiras do Algarve.
Há também a possibilidade de situações de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, galgamentos ou inundações costeiras e quedas de árvores ou ramos, de estruturas publicitárias ou de elementos construtivos mais frágeis em edificações.
A Proteção Civil lembra que os efeitos causados pelas condições meteorológicas adversas podem ser minimizados com a adoção de comportamentos adequados, pelo que recomenda um conjunto de medidas a observar pela população.
A desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas são algumas dessas medidas.
Outra é a adoção de uma condução defensiva, com redução da velocidade habitual e especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.
Durante estes períodos de condições atmosféricas adversas, não devem ser atravessadas zonas inundadas, dado o perigo de arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
A população deve ainda permanecer atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.





