O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, é assinalado em Setúbal com iniciativas culturais gratuitas, em que se incluem duas visitas guiadas, uma exposição e uma oficina/visita para crianças.
O programa, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, tem início às 10h00, na Casa das Imagens Lauro António, com a dinamização da iniciativa “Um cartoon coletivo na revolução”, destinada a crianças do pré-escolar do 1.º ciclo do ensino básico.
A atividade, para um máximo de 25 participantes, contempla uma visita à mostra temporária “O Zé-Povinho da Revolução”, a leitura do livro “O 25 de Abril Contado às Crianças e… aos Outros”, de José Jorge Letria, com ilustrações de Abel Manta.
A iniciativa, com informações pelos contactos 969 754 116 e casadasimagens@mun-setubal.pt, conta ainda com a criação de um cartoon coletivo inspirado na imagem “Os presentes das Forças Armadas”, de Abel Manta.
Já a iniciativa “Centro Histórico de Setúbal. Um museu aberto à descoberta”, com duas visitas agendadas, às 10h00 e às 11h00, com ponto de encontro defronte dos Paços do Concelho, propõe um olhar mais alargado sobre a história local.
A temática deste ano do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”, inspira esta iniciativa que convida, igualmente, a uma reflexão sobre a importância do património cultural.
Mais tarde, às 18h00, há uma visita comentada ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus a qual, apesar de gratuita, carece de inscrição até 17 de abril, pelos contactos 265 537 890 e museu.setubal@mun-setubal.pt.
A visita faz uma reflexão sobre a evolução das práticas de conservação na área do Património Cultural desde a Carta de Veneza, os impactes e a relevância para os desafios de uma emergência climática, conflitos e catástrofes naturais.
O programa setubalense que assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios propõe ainda uma visita à mostra fotográfica patente até 18 de maio na Casa Bocage “Os Lugares de Sebastião da Gama pela Lente de Américo Ribeiro”.
A exposição, das comemorações dos centenários dos nascimentos de Joana Luísa e Sebastião da Gama, pode ser vista de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado em 1982, tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da proteção e valorização.