+ info

Especialidades

Da tasca mais tradicional ao restaurante mais gourmet, são inúmeros os locais onde se pode degustar as iguarias gastronómicas da região, no entanto há zonas onde se verifica uma maior concentração de espaços de restauração, como é o caso da avenida Luísa Todi.

Nas costas desta avenida, perto da Doca dos Pescadores as refeições são partilhadas com uma belíssima vista para o rio Sado. O tradicional bairro piscatório de Tróino e o Largo da Fonte Nova são outros locais bastante procurados pelos comensais.

No meio do paraíso do bom peixe, o choco frito é a iguaria que se destaca de todos os pratos da região. A fama deste prato motiva romarias à cidade o ano inteiro. Quem prova não lhe fica indiferente. A cor, que salta à vista na travessa, a textura e o paladar acordam os sentidos.

O peixe, sempre fresco, torna a oferta gastronómica da região de Setúbal uma referência nacional e internacional, cujo rótulo da qualidade tem vindo a ganhar dimensão ao longo dos tempos.

A sardinha em Setúbal continua rainha e é sempre motivo para uma festa de sabores. Em 2011 foi eleita uma das “7 Maravilhas da Gastronomia” de Portugal.

A par com a sardinha e a cavala, o salmonete e as ostras são outras das iguarias em destaque na gastronomia sadina.

No que à doçaria diz respeito, Setúbal é uma das regiões mais afamadas do país.

A tradição remonta à confeção de doces feitos à base de laranja dos laranjais que vestiam a cidade de outrora, bem como do mel das abelhas da Serra da Arrábida. E não só.

De Setúbal saem iguarias à base de laranja e também a histórica Bolacha Piedade.

De Azeitão, terra rica em doces, as afamadas Tortas, os Amores e os Esses, sem esquecer os Queijinhos de Ovo e Amêndoa e as Queijadinhas de Leite de Ovelha.

Azeitão constituiu, em tempos, um importante foco de produção de ovelhas do país. E onde há ovelhas há queijo.

O Queijo de Azeitão, um dos melhores queijos de ovelha de pasta mole portugueses, tem particularidades únicas, conseguidas pelas condições e características específicas da Arrábida. 

A acompanhar todas estas iguarias pede-se um bom vinho. Com o microclima a favorecer o cultivo da vinha, a região oferece vinhos premiados nos quatro cantos do mundo.

Aromas florais nos brancos, sabores suaves a especiarias e frutos silvestres nos tintos. Há ainda o Moscatel, rei da produção vinícola da Península de Setúbal. 

Estas são apenas algumas das pérolas gastronómicas de Setúbal, um Mundo infindável de sabores,  uma genuína Terra de Peixe.

Onde dormir

+ info

O que fazer

O que comer

+ info

Roteiro

+ info

10jun(jun 10)00:0014(jun 14)00:00EXIB Music '20

25julAll Day09agoFeira de Sant'iago 2020

25julAll Day09agoFeira de Sant'iago 2020

02out(out 2)00:0005(out 5)00:00Setúbal Wine & Flavours '20

09outAll Day11Arrábida Walking Festival

X