+ info

Estátuas

Bocage

O monumento a Bocage foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 1871.  A estátua do poeta, em mármore branco, assenta numa coluna coríntia.

Bocage empunha na mão direita uma pena de ave e segura na esquerda algumas folhas de papel. A estátua tem dois metros de altura e, à semelhança da coluna, foi esculpida , na oficina de Germano José de Salles, em Lisboa.

Bocage nasceu em Setúbal, a 15 de setembro de 1765, e morreu em Lisboa, a 21 de dezembro de 1805.

Luísa Todi

A glorieta a Luísa Todi, que se encontra na avenida com o  mesmo nome, em frente do edifício do Governo Civil, foi inaugurada por ocasião do centenário da morte da cantora no antigo Parque das Escolas, hoje Largo José Afonso.

O monumento, posteriormente  deslocado para a Avenida Luísa Todi, onde se encontra, foi desenhado por Abel Pascoal, esculpido por Leopoldo de Almeida e construído por Abílio Salreu.

Luísa Todi nasceu em Setúbal, na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, a 9 de janeiro de 1753 e morreu em Lisboa, na Travessa da Estrela, a 1 de outubro de 1833.

São Francisco Xavier

A passagem do padre jesuíta por Setúbal, na primeira metade do século XVI, quando partiu para o Oriente em missão de evangelização, marcou a população sadina ao ponto de esta pedir que fosse proclamado padroeiro da cidade, facto que se consumou em 1703.

Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, na região de Navarra, junto dos Pirenéus franceses, e morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552. Foi canonizado a 1622.

Calafate

António Maria Eusébio, o “Calafate”, nome pelo qual era conhecido devido à profissão que tinha e apelidado também de “o cantador de Setúbal”, foi um carismático autor popular, que, embora simples e iletrado, relatou em poemas e cantigas a evolução do burgo setubalense na transição do século XIX para o século XX.

Nasceu em 1819, falecendo em 1911, e o monumento em sua homenagem, localizado no Parque do Bonfim, é da autoria do arquiteto Castro Lobo e foi oferecido à cidade, em 1968, pelo Rotary Club de Setúbal.

Sebastião da Gama

Sebastião Artur Cardoso da Gama, poeta e pedagogo, foi a voz pioneira na defesa da Serra da Arrábida

Nasceu em 10 de abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo falecido a 7 de fevereiro de 1952.

A estátua em sua homenagem localiza-se na principal praça da sua terra Natal, Vila Nogueira de Azeitão.

‘Manel Bola’

Sorridente, numa figura gentil e afável a cumprimentar quem passa na principal avenida de Setúbal e, principalmente, a saudar o Fórum Municipal Luísa Todi, sala de espetáculos onde tantas vezes atuou durante a longa carreira de ator, assim é representado o ator Carlos Rodrigues, conhecido popularmente por Manel Bola, na escultura com 2,15 metros de altura, da autoria do artista plástico Jorge Pé-Curto.

A cerimónia de inauguração a realizou-se na data em que Manel Bola completaria o 73.º aniversário, a 3 de setembro de 2017.

Jacinto João

Um dos ícones da história do Vitória, o futebolista Jacinto João, ou JJ, está imortalizado numa escultura em bronze assente num relvado sintético e instalada na rotunda  Praça Vitória Futebol, defronte do Estádio do Bonfim.

Nasceu em Luanda a 25 de janeiro de 1944 e faleceu, em Setúbal, a 29 de outubro de 2004.

Foi um dos nomes mais conceituados do futebol português nas décadas de 60 e 70 e fica ligado à época dourada do Vitória Futebol Clube.

Museus

Museus

Espaços Culturais

Espaços Culturais

Património

Património

Arte na Rua

Arte de Rua

02junAll Day30Exposição fotografia "O Mundo da Mourisca"

10jun(jun 10)00:0014(jun 14)00:00Event CancelledEXIB Music '20

25julAll Day09agoEvent CancelledFeira de Sant'iago 2020

25julAll Day09agoEvent CancelledFeira de Sant'iago 2020

02out(out 2)00:0005(out 5)00:00Event CancelledSetúbal Wine & Flavours '20

09outAll Day11Arrábida Walking Festival

X