Setúbal é um Mundo de Aventura

Aventure-se por mar, terra ou ar e com a ajuda dos operadores turísticos descubra todas as emoções e sensações que pode viver em Setúbal! 

Setúbal é o cenário ideal para um sem número de momentos de aventura, incluindo atividades desportivas das mais às menos radicais. 

Aproveite os equipamentos desportivos disponíveis, ou faça da cidade, da serra ou do rio o seu Mundo de Aventuras.

Voo livre

Descolar sobre o Convento da Arrábida, desfrutar da vista de uma das Mais Belas Baías do Mundo e aterrar no Portinho da Arrábida é uma experiência marcante. Ao longo da estrada que atravessa o topo da serra existem vários locais que permitem a prática de voo livre, mas que obrigam, contudo, a alguma perícia por parte dos pilotos. Como a aterragem é feita nas praias, não é permitida a prática desta modalidade durante a época balnear.

Coasteering

A costa da Arrábida é um local privilegiado para a prática do coasteering devido à envolvência do Parque Natural. As elevações rochosas que se debruçam sobre as águas cristalinas das praias no sopé da serra tornam a experiência ainda mais empolgante. Esta atividade deve ser feita com o adequado equipamento de segurança e acompanhada por profissionais experientes.

Escalada

Pela sua natureza calcária, localização junto do mar e exposição a sul, a Serra da Arrábida reúne condições de excelência para os praticantes de escalada. Em Setúbal é possível aceder a três sítios devidamente preparados para o efeito: Outão, Fenda e Fojo dos Morcegos. Qualquer um deste locais oferece vias com diferentes graus de dificuldade, desde os iniciados a especialistas.

Stand Up Paddle 

Setúbal possibilita a prática desta atividade, tanto em rio como em mar, seja a explorar as margens do Estuário do Sado ou a remar em direção às praias da Arrábida, na tradicional visita à Pedra da Anicha.

Passeios em bicicleta

A região de Setúbal é reconhecidamente uma área privilegiada para a prática de ciclismo, seja em todo o terreno, seja em estrada. É possível, num curto espaço de tempo, desfrutar dos trilhos e das subidas da verde Serra da Arrábida e, de seguida, rolar lado a lado com as águas azuis do Estuário do Sado.

Observação de golfinhos

O único local em Portugal Continental, e dos poucos na Europa, onde existe uma população sedentária de golfinhos roazes é no Estuário do Sado.  Para o avistamento dos roazes do Sado deve recorrer-se a empresas devidamente licenciadas para esta atividade e que asseguram o cumprimento do Código de Conduta que deve ser adotado nesta atividade.

Mergulho

A criação de uma área protegida marinha – o Parque Marinho Luiz Saldanha –, veio reforçar a beleza natural que é reconhecida no Estuário do Sado pelos amantes do mergulho. O Portinho da Arrábida é local privilegiado para o efeito, onde existem diversos operadores licenciados para esta prática, seja ao nível do batismo de mergulho, seja com cariz mais especializado.

Vela

Setúbal é uma cidade de tradição naval e piscatória, com envolvente de mar e rio. É com naturalidade que está dotada de equipamentos e acessibilidades para a prática da vela. Os passeios à vela são um atrativo da região, seja pelo gosto de velejar, seja pela possibilidade de realização de passeios temáticos, que podem incluir provas vínicas e degustações gastronómicas.

Espeleísmo

A natureza calcária da Serra da Arrábida proporciona uma grande diversidade de grutas, principalmente junto do mar. Os acessos condicionados à maioria destes casos tornam aconselhável o recurso a empresas devidamente licenciadas para esta atividade. A Lapa de Santa Margarida (com um acesso mais fácil, através de escadaria), a Gruta da Figueira Brava e a Gruta do Médico são as cavidades que mais se destacam a este nível na região. 

Passeios pedestres

Quer perder-se no tempo? Passeie na serra da Arrábida, na Herdade da Mourisca ou no Estuário do Sado, locais que proporcionam paisagens de natureza mais selvagem, onde as aves e as atividades ligadas ao mar são atração. Os passeios na Cidade e em Azeitão também têm os seus encantos. Faça-se ao caminho e descubra-os por si mesmo!

Canoagem

Tal como no caso do stand up paddle, a prática desta atividade, tanto em rio como em mar, permite explorar as margens do Estuário do Sado as praias da Arrábida, com passagem “obrigatória” pela tradicional Pedra da Anicha, defronte da praia do Creiro (Portinho da Arrábida).

Observação de aves

O estuário do Sado é uma área de excelência para a observação de aves, podendo acolher no inverno populações que podem chegar aos 50 mil indivíduos. Entre as espécies residentes e migratórias, destaque para o colhereiro, o mergulhão-pequeno, a garça-real, a águia-sapeira, o pernilongo e o flamingo. A Herdade da Mourisca e o Moinho de Maré da Mourisca são a principal porta de entrada para esta atividade. Os entusiastas da observação de aves podem optar por percursos marcados para serem feitos a pé ou escolher passeios de barco, através de operadores turísticos devidamente licenciados.

Onde dormir

+ info

O que fazer

O que comer

+ info

Roteiro

+ info

10jun(jun 10)00:0014(jun 14)00:00EXIB Music '20

25julAll Day09agoFeira de Sant'iago 2020

25julAll Day09agoFeira de Sant'iago 2020

02out(out 2)00:0005(out 5)00:00Setúbal Wine & Flavours '20

09outAll Day11Arrábida Walking Festival

X