Setúbal é um Mundo de... Todos e para todos!


O Guia de Turismo Acessível constitui mais um importante contributo da Câmara Municipal de Setúbal para uma cidade mais inclusiva e aberta a todos.

A informação que fornece resulta de um aturado trabalho de verificação dos espaços e percursos acessíveis a todos, mas, acima de tudo, de um processo continuado de transformação da cidade e dos seus espaços públicos

 

Guia de Turismo Acessível


some text

 
A baía de Setúbal integrou em 2002 o restrito Clube das Mais Belas Baías do Mundo e encontra-se inserida entre duas áreas classificadas: a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida, que abrange o Parque Marinho Luiz Saldanha.

Setúbal é uma cidade, capital de distrito, privilegiada tanto a nível natural como histórico. Foi elevada a cidade em 1860 e é, desde 1926, a capital de distrito. A base económica do seu desenvolvimento teve origem na produção de ostras, na exploração das marinhas de sal exportado para toda a Europa e, posteriormente, na indústria de conservas de peixe, que veio aproveitar a riqueza piscatória deste porto de mar. Ficaram famosas as conservas de sardinhas de Setúbal.

A industrialização continuou no século XX com a instalação das indústrias dos cimentos e dos adubos, da montagem de automóveis, da construção naval e da pasta de papel.

Com toda a beleza natural envolvente, Setúbal harmoniza um passado histórico e cultural, materializado em palácios, museus, igrejas, fortificações e fontes.

A península de Troia, do outro lado do rio Sado, é parte integrante da baía de Setúbal, tendo tido desde sempre uma relação histórica forte com a população local. Esta península possui mais de 25 quilómetros de comprimento e encontra-se banhada pelo Oceano Atlântico, a oeste, e pelo Estuário do Sado, a leste. Com objetivos de destino turístico, possui várias atrações que merecem a visita de todos, designadamente casino, hotéis de excelente qualidade, restaurantes, marina, praias 14 de areia branca e mar sereno, ruínas romanas e campo de golfe.

Das praias à agitação da cidade, passando pela extraordinária paisagem proporcionada pela serra da Arrábida, pelo estuário do Sado, pela península de Troia e pela gastronomia e vinhos, são muitos os motivos que levam quem nos visita a apaixonar-se pela região de Setúbal.

Este magnífico enquadramento possui diversos tesouros naturais, como o Portinho da Arrábida, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, a Praia de Galapinhos, já considerada a Melhor Praia da Europa, e é também o habitat natural do roaz-corvineiro, uma das raras comunidades sedentárias de golfinhos na Europa.

Mas uma região é feita de pessoas. São estas que trazem consigo experiências, histórias, tradições e talento. É para as pessoas, para todas as que vivem e visitam a magnífica baía de Setúbal, que surgiu a iniciativa de criar este guia, com a convicção de que já temos e vamos continuar a 15 criar condições para que todos possam usufruir da nossa cidade e região, sem exceção.

Seja pela idade, pela mobilidade condicionada ou pela necessidade de utilização de um carrinho de bebé, o objetivo deste guia é proporcionar a realização de percursos acessíveis e identificar a oferta turística que já existe na região. Trata-se de um documento dinâmico, que procura uma atualização permanente, uma vez que acreditamos que cada vez mais a baía de Setúbal irá gradualmente tornar-se uma Baía para Todos.

 

Guia de Turismo Acessível


some text

 

Setúbal é um Mundo de...