Concertos com Camané, Bárbara Tinoco, Júlio Resende e Ana Laíns são destaques do programa com perto de duas dezenas de espetáculos da 11.ª edição do Festival de Internacional de Música de Setúbal, a realizar entre 19 e 28 de maio.
O tema “Escutar a Diferença” inspira a programação deste ano, a qual prossegue a filosofia motriz do evento de aliar artistas de renome do panorama nacional e internacional a projetos da comunidade local para concretizar espetáculos musicais únicos e inesquecíveis, de participação gratuita e paga.
O evento organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal com a Câmara Municipal de Setúbal e o The Helen Hamlyn Trust, apresenta-se para dez dias de concertos que proporcionam, em vários espaços e equipamentos do concelho, um misto de musicalidades clássicas e ritmos mais modernos.
O festival começa a 19, às 10h30, no Largo José Afonso, com o Desfile de Percussão, dirigido por António Machado e Diogo Castro, em que participam a APPACDM de Setúbal, a Escola Secundária Lima de Freitas e as escolas básicas de Azeitão, da Brejoeira, 2/3 Luísa Todi, Barbosa du Bocage e 2/3 de Aranguez.
O primeiro dia do evento conta ainda, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com um concerto de Camané, acompanhado em palco pelo Coro Feminino do Conservatório Regional de Setúbal e pelo Coro Feminino TuttiEncantus.
No dia seguinte, a Praça de Bocage recebe, às 10h00, o espetáculo artístico Sons da Cidade, dinamizado pelo Conservatório Regional de Setúbal, o qual se repete no sábado seguinte, no dia 27, à mesma hora, com a participação da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.
No segundo dia de espetáculos do Festival Internacional de Música de Setúbal o Ensemble Juvenil de Setúbal convida Ana Laíns para um concerto, às 18h00, nos claustros do Convento de Jesus, com acompanhamento de Paulo Loureiro, Bruno Chaveiro e João Coelho.
A programação de dia 20 culmina, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com um concerto pela Orquestra Académica Metropolitana, com direção musical pelo maestro Jean-Marc Burfin, com a participação de alunos do Conservatório Regional de Setúbal e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.
APPACDM de Setúbal, Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi e Conservatório Regional de Palmela reúnem-se, a 21, às 10h30, no Forte de Albarquel, para o concerto Vozes do Mar, com coordenação musical de Merit Ariane e Ana Marques e acompanhamento de Renato Sousa, Carlos Garrote e António Machado.
O programa de espetáculos do Festival Internacional de Música de Setúbal prossegue, às 18h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com um concerto dinamizado pelo Pulsat Percussion Group, o qual conta com a participação de alunos do Conservatório Regional de Setúbal.
Já a 23, novamente no Fórum Municipal Luísa Todi, às 10h00, há um concerto pedagógico com histórias de cantar de Margarida Fonseca Santos, o qual é apresentado pelo Conservatório Regional de Música de Setúbal e direcionado a escolas dos ensinos básico e secundário.
Bárbara Tinoco, um dos nomes em destaque na 11.ª edição do festival, sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi no dia 25, pelas 21h00, para um concerto exclusivo em que interpreta temas da carreira com acompanhamento do Coral Infantil de Setúbal.
O Festival Internacional de Música de Setúbal continua a 26, às 21h00, novamente na principal sala de espetáculos setubalense, com Júlio Resende e o Fado Jazz Ensemble a proporcionarem uma noite ritmada, com a participação do Coral Infantil de Setúbal e da Escola de Jazz da Capricho Setubalense.
O penúltimo dia do evento, 27 de maio, reserva, às 17h30, na Casa-Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, um concerto com Henk Van Twillert e Vento do Norte, no qual participam a Academia Música e Belas-Artes Luísa Todi e os conservatórios regionais de Palmela e de Setúbal.
Mais tarde, às 21h00, a Igreja do Convento de Jesus recebe o Ensemble Vocal Nova Era para uma atuação de música erudita, na qual participa a Academia de Música de Almada.
O último dia, a 28, partilha Escrita de Canções no Luísa Todi, em sessões, às 10h00, com as escolas n.º 7 Fonte do Lavra, n.º 1 das Areias e dos Arcos e, às 11h00, com as escolas do Viso, da Brejoeira, Brejos do Clérigo e n.º 6 do Monte Belo, dirigidas por Carlos Garrote e acompanhadas de Ariel Rodriguez, Ale Damasceno e Ana Marques.
O concerto de encerramento da 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal está agendado para as 18h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal a ser dirigida por Pablo Urbina.
Além do vasto leque de concertos, o evento cultural reserva um workshop de música coral, a 20 de maio, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, por Filipa Palhares, com sessões às 11h00, para crianças dos 7 aos 9 anos, e às 12h00, para jovens entre os 10 e os 14 anos.
O programa conta ainda, a 27, às 11h00, no auditório do Mercado do Livramento, com a conferência Práticas Artísticas, Diálogos e Comunidades, e com uma exposição retrospetiva do Festival Internacional de Música de Setúbal, a qual vai estar patente até 30 de junho no Forte de Albarquel.
O programa completo da 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, a par de todas as informações de bilheteira e condições de reserva de entradas para as iniciativas, está disponível para consulta na página oficial do evento.
O Festival Internacional de Música de Setúbal, com o alto-patrocínio do Presidente da República, decorre desde 2010, assente nas esferas da inclusão, igualdade e criação musical.
Nesta edição tem como diretores artísticos residente e convidado, respetivamente Bruno Martins e Marcelo Bratke, os quais afirmam que na música, assim como na vida, saber escutar é muito mais do que ouvir, e estar atento ao próximo, para compreender e ser compreendido.
A equipa de direção artística reforça que a intenção pedagógica do festival está cada vez mais ativa, com uma cooperação estreita com várias instituições educacionais do concelho, o que se traduz na participação intensa de jovens estudantes em todos os concertos, protagonizados por artistas consagrados do panorama musical nacional e internacional.