A Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (EHTS) realiza tradicionalmente a aula inaugural do ano letivo no Dia Mundial do Turismo, este ano celebrado com o tema “Turismo e Paz”, tendo os alunos esgotado o auditório da escola para ouvirem o presidente da Câmara, a diretora da EHTS, Helena Lucas, e o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes.
Tendo em conta o tema do Dia Mundial do Turismo, o presidente da Câmara quis deixar “a importância da paz para o turismo” à reflexão de todos. “O turismo é uma das indústrias mais promissoras em todo o mundo, mas sem paz não há turismo”, disse, lamentando que se viva numa época em que “a guerra se acentua todos os dias”.
André Martins começou por recordar o processo de instalação da EHTS, sublinhando que foi considerado que, sendo Setúbal “uma região de turismo com boa gastronomia e vinhos”, era necessário “dar mais força à implantação do turismo” através da criação de uma escola especializada, e classificou a formação ali ministrada como sendo “de excelência”.
Depois desejou a todos um bom ano letivo e que os alunos “levem Setúbal na memória”, mas pediu aos empresários da restauração e do turismo que “invistam para que alguns jovens que fizeram aqui a formação possam ficar” na cidade.
A diretora da EHTS também destacou o “papel essencial para a paz” desempenhado pelo turismo, convidando todos a refletirem sobre “o poder transformador do turismo na paz mundial e harmonia entre os povos”.
Helena Lucas afirmou que a EHTS representa “uma nova etapa” na vida dos alunos presentes na aula inaugural, considerando que estes serão no futuro “os protagonistas da transformação” que o setor vai registar.
Virgílio Nogueiro Gomes deu depois uma aula sobre “Histórias e curiosidades à mesa”, na qual abordou a importância da história da alimentação e a dificuldade da sua investigação.