Setúbal celebra turismo com experiências

Turismo com experiências

Um programa de Turismo com experiências que partilha sabores e saberes da região de Setúbal é dinamizado em vários espaços e equipamentos municipais, de 27 de setembro a 5 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.


O programa de atividades organizado pela Câmara Municipal de Setúbal para celebrar esta efeméride, a 27 de setembro, começa com a comemoração do primeiro aniversário da Casa do Turismo, que proporciona aos visitantes a oferta de moscatel e tapas naquele espaço.

No Moinho de Maré da Mourisca, as atividades incluem, a 30, às 21h30, o evento “Fado e Vinho no Moinho”, com as atuações de Nuno Rocha, Maria do Céu Freitas e Sara Margarida, acompanhados por Custódio Magalhães na guitarra e Vítor Pereira na viola.

Esta noite de fados, com entradas a 15 euros e inscrições a decorrer, inclui também uma prova de vinhos e queijos da região, assim como caldo verde e uma oferta de recordação do evento.

Segue-se, a 1 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00, igualmente no Moinho de Maré, uma atividade sobre os golfinhos-corvineiros direcionada às escolas, no âmbito das comemorações do 41.º aniversário da Reserva Natural do Estuário do Sado.

As aves da zona da Mourisca inspiram, a 3 de outubro, atividades para as famílias, com uma oficina pedagógica e um passeio de barco pelo Estuário do Sado, para despertar a criatividade e sensibilizar para a proteção das aves estuarinas.

Esta atividade, por 10 euros para crianças e 15 para adultos, com inscrições a decorrer, realiza-se entre as 11h00 e as 13h00 e, caso seja preenchida esta primeira sessão, há outra, entre as 14h00 e as 16h00.

Na Casa da Baía, as atividades incluem, a 1 de outubro, às 19h00, a degustação comentada “Cavala e Turismo: sabe como é!”, com a chef Cristina Sá Marques a preparar quatro tapas. As inscrições, para um máximo de 16 pessoas, estão a decorrer.

Ainda na Casa da Baía, nos dias 2 e 3 de outubro, pelas 16h00, realiza-se o workshop “Tortas de Azeitão”, uma oportunidade para descobrir segredos dos sabores e confeção deste clássico da doçaria regional.

Também a 2 e a 3 de outubro, o Posto de Turismo de Azeitão promove, às 14h00, provas de queijos e de vinhos, enquanto na Mercearia Confiança do Troino, às 16h30, há um workshop de azulejaria.

As comemorações em Setúbal do Dia Mundial do Turismo proporcionam ainda, de 27 setembro a 5 de outubro, um conjunto de campanhas com descontos especiais em espaços e equipamentos municipais.

Neste período, a aquisição de produtos nas lojas da Casa da Baía, Mercearia Confiança de Troino, Moinho Maré da Mourisca e Casa do Turismo com descontos que variam entre os 10 e os 15 por cento.

As comemorações, organizadas em parceria com entidades e agentes turísticos da região, incluem ainda dois passatempos, a decorrer na página oficial do evento, na qual, além do programa detalhado de todas as iniciativas, é ainda possível efetuar as inscrições para as atividades a realizar entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro.

X