Carapau dá gosto a festival de sabores

Carapau

O carapau está em destaque nas ementas de perto de seis dezenas de restaurantes do concelho, num evento a decorrer entre os dias 3 e 12 de setembro, inserido na estratégia de promoção gastronómica e turística da autarquia.


A Semana do Carapau regressa para mais uma edição, que, durante dez dias, dá a provar, em 56 restaurantes, receitas tradicionais, como o tradicional peixe assado no carvão, e outras inovadoras, especialmente produzidas com esta espécie capturada na região.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Docapesca e do Turismo de Portugal, inclui, no dia 4, o passeio interpretativo “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”, com início às 10h00.

Esta atividade de cariz pedagógico dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados.

As informações sobre o ponto de encontro do passeio serão enviadas por email aos participantes na atividade.

No encerramento da Semana do Carapau 2021, realiza-se no dia 12, às 18h00, na Casa da Baía, uma degustação comentada pelo chef Mauro Loureiro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, na qual os pratos confecionados são acompanhados de vinhos da Herdade da Gâmbia.

O passeio e a degustação são de participação gratuita mediante reserva até 31 de agosto para o e-mail gape@mun-setúbal.pt.

Os mercados de peixe de Setúbal também estão em destaque na Semana do Carapau, num filme promocional realizado no Mercado 2 de Abril, equipamento que comprova como a gastronomia é um elemento agregador e um espaço de fusão de sabores e culturas.

O filme, a divulgar em breve, mostra a confeção de uma receita típica angolana, Mufete de Carapau, por Adelaide Lourenço, no âmbito de uma parceria com os moradores envolvidos no programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

A Semana do Carapau integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.

A lista dos espaços de restauração aderentes em 2021 inclui 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Água Salgada, Antóniu’s, Anzol, Bombordo, Cais 56, Calha Bem, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Nova Taberna o Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Convés e o Douradinho.

O Jacques, O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Quintal, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Parreirinha do Sado, Pátio dos Golfinhos, Peixe no Largo, Pinga Amor 2, Rebarca, Restaurante Novo Lídia, Restaurante O Migas, Restaurante O Sonho, Restaurante Velho Lídia, Restaurante Xtoria, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Tasca da Fatinha, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco completam o rol de restaurantes participantes.

FONTE SITE DO MUNICÍPIO DE SETUBAL

X