Sardinha é rainha em festival gastronómico

Semana da Sardinha

Uma degustação comentada pelo chef Mauro Loureiro marcou no dia 11 de julho, no Mercado do Rio Azul, o encerramento da Semana da Sardinha que contou com a participação de perto de seis dezenas de restaurantes.


Torricado à Cetóbriga e Mousse de Sardinha com Gaspacho de Cereja foram os pratos confecionados por Mauro Loureiro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, acompanhado por dois alunos do curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria.

Durante cerca de duas horas, os participantes tiveram oportunidade de descobrir novas e inovadoras formas de cozinhar a sardinha numa degustação regada por vinhos regionais da Quinta de Catralvos, os quais foram apresentados por Ana Falcão, responsável pelo departamento de enoturismo deste produtor vínico do concelho.

A Semana da Sardinha 2021 foi organizada pela Câmara Municipal, no âmbito da marca de promoção da gastronomia local “Setúbal Terra de Peixe”, com os apoios da União das Freguesias de Setúbal, da Docapesca, da Quinta de Catralvos e do Turismo de Portugal.

Entre os dias 2 e 11 de julho, a sardinha, uma das espécies mais consumidas no país durante o verão, esteve em destaque em 58 restaurantes do concelho, que apresentaram ementas gastronómicas específicas, tendo por base este pescado tradicional da costa sadina.

O certame contemplou, igualmente, o passeio interpretativo “Sardinha – muito mais do que um peixe!”, no dia 6, e a atividade “São todas Sardinha”, dirigida a crianças dos 3 aos 8 anos, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A Semana da Sardinha insere-se na estratégia municipal de dinamização da economia local e de promoção dos produtos da região, aliando o turismo à gastronomia.

Fonte: Município de Setubal

X