Casa da Baía festeja 10 anos com programa especial

Casa da Baía

O décimo aniversário da Casa da Baía – Centro de Promoção Turística é assinalado pela Câmara Municipal de Setúbal, este fim de semana, com um intenso programa comemorativo de três dias, preenchido com apontamentos musicais, dança e teatro.


A programação cultural tem início amanhã, dia 7, data em que aquele espaço municipal foi inaugurado há dez anos, com apontamentos musicais itinerantes de Zé Zambujo, às 11h00 e às 12h00, que percorre as diferentes áreas da Casa da Baía ao som do saxofone.

O mesmo conceito de música itinerante é recuperado às 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00, mas com as interpretações de Renato Sousa na guitarra clássica.

A bailarina Sheila Pereira atua às 15h30 e às 16h30.

No sábado, as animações culturais do programa comemorativo incluem danças orientais, pelo Catarina Branco Oriental Studio, às 11h00 e às 12h00.

O Pátio do Dimas recebe, às 14h30, uma atuação da Ju Ju Band, enquanto, às 15h00 e às 17h00, André Moniz apresenta um pequeno apontamento cénico relacionado com a Casa da Baía, que inclui uma sessão de perguntas ao público sobre o equipamento municipal.

A programação do dia 8 inclui, ainda, o músico Noitibó, que protagoniza sessões musicais às 16h30 e 17h30.

O Estúdio de Dança Kelly Nakamura é a primeira atuação de domingo, às 11h00, repetindo a apresentação às 12h00.

Também no mesmo dia, mas às 16h00, há uma matiné de fados que conta com os contributos de Deolinda de Jesus, Eugénio de Almeida, Inês Pereira, Jorge Nunes, Piedade Fernandes, Maria Caetano e Sara Margarida.

A acompanhar os fadistas estão Rui do Cabo, na guitarra portuguesa, e Albano Almeida, na viola.

Além da programação cultural, durante os três das comemorações decorrem happy hours em diferentes horários.

Às 10h00 a combinação de café e queijada tem um preço especial na sexta-feira e sábado, enquanto, no domingo, o menu é constituído por café e bolo tradicional.

Às 15h00, a happy hour é de moscatel corrente ou roxo, na sexta-feira, de sangria branca, tinta ou de moscatel, no sábado, e de vinho branco ou tinto, premium, no domingo.

No sábado e no domingo, realizam-se visitas guiadas ao CIRES – Centro de Interpretação do Roaz do Estuário do Sado, uma das várias valências a funcionar na Casa da Baía.

As visitas, a decorrer por volta das 11h00, estão limitadas a grupos de oito pessoas.

As medidas de segurança e de prevenção decorrentes da atual situação pandémica impõem condicionantes na realização das diferentes atividades, nomeadamente no que concerne à lotação dos espaços onde decorrem, sendo recomendada a realização de reservas através do endereço ditur@mun-setubal.pt.

Todas as atuações são de entrada gratuita e, ao longo dos três dias, a loja de produtos regionais na Casa da Baía pratica descontos de 15 por cento em todos os artigos.

A Casa da Baía – Centro de Promoção Turística foi inaugurada a 7 de maio de 2011, após a autarquia proceder a obras de requalificação do edifício, classificado como Património Municipal, tendo sido um antigo recolhimento de freiras e, numa fase posterior, um orfanato.

Atualmente, o espaço apresenta-se como a sala de visitas da região de Setúbal, tendo como principal objetivo a divulgação e promoção turística da região e a comercialização de produtos regionais.

O equipamento é multifuncional, acolhendo, entre outras valências, um posto de informação turística, as confrarias do Queijo de Azeitão e do Moscatel de Setúbal, a Associação da Baía de Setúbal, área vínica, loja de produtos regionais gourmet, sala de reuniões e auditório, além do CIRES, que recebe visitas guiadas durante estas comemorações.

A Casa da Baía já foi premiada várias vezes, tanto no país, como no estrangeiro. Em 2019 foi distinguida pelo guia internacional Travel & Hospitality com o galardão “Melhor Experiência Local”, em 2020, entre outros equipamentos municipais, recebeu o prémio Travellers’ Choice, atribuído pela plataforma turística digital Trip Advisor, e, já em 2021, volta a ser reconhecida pelo Travel & Hospitality Awards, desta feita como Marca de Excelência 2020.

FONTE: SITE DO MUNICIPIO DE SETUBAL

X